Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tesouros do Nosso País

Temos o gosto de muitos dos nossos conterrâneos e por isso resolvemos partilhar experiências, divulgá-las e opinar sobre o que poderá fazer no nosso país, como restauração, lazer entre outras coisas.

Tesouros do Nosso País

Temos o gosto de muitos dos nossos conterrâneos e por isso resolvemos partilhar experiências, divulgá-las e opinar sobre o que poderá fazer no nosso país, como restauração, lazer entre outras coisas.

#Termas

17.01.19 | DM&FS

Uma cidade conhecida e afirmada na história como vila desde 1511, apesar de ter tido um grande crescimento entre a idade média e moderna, foi criada como concelho apenas em 1821.

th (6).jpg

Foi no século XIX que o seu explendor chegou com a moda das termas, sendo frequentada pelas classes mais altas na altura em Portugal, que procuravam nela a solução para doenças nas águas sulfurosas que as termas oferecem.

Mas tudo isto nasce, segundo a história, em 1484 durante uma deslocação da Rainha D. Leonor entre a actual vila de Óbidos e a cidade de Alcobaça, na passagem pela atual cidade das Caldas, reparou que havia várias pessoas do povo a banharem-se em aguas que o o odor não era de todo agradavel. Indignada , pois não era normal as pessoas tomarem banho, questionou o que se passava e depressa responderam que eram doentes que ali procuram solução para as suas maleitas.

A Rainha quis logo, claro, comprovar o que lhe haviam dito, pois tambem ela, apesar de não existir unaminidade do que sofria, queria experimentar para saber se realmente se poderia curar, e não foi o espanto dela a quando sua magestade, um ano depois se curou e determinou erguer um hospital naquele local para possibilitar a cura as pessoas. Nesse mesmo local decidiu criar uma pequena povoação de 30 pessoas para apoiar, local que hoje ja conta com 51 mil habitantes, mas quem iniciou o desenvolvimento da cidade em si foi Afonso VI de Portugal.

Dado ao elevado numero de habitantes em 1927, o local foi elevado a cidade. 

Uma cidade linda cheia de historias e cultura, com locais para descobrir a cada virar de esquina, em que junto as suas aguas famosas, tambem é conhecida pela sua marca na história derivado a ceramica, pintura entre outras, nao esquecendo que a revolução pela liberdade foi inicialmente planeada nas Caldas da Rainha. 

Recomendo uma visita aos museus, ao seu parque D.Carlos I , a provar as doces cavacas, ou simplesmente visitar a famosa praça da república mais conhecida pela "praça da fruta" onde as pessoas são calorosas e encontrar de tudo o que precisam sempre muito fresco.

th (4).jpg

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Guia Alfacinha - www.wook.pt

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.