Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tesouros do Nosso País

Temos o gosto de muitos dos nossos conterrâneos e por isso resolvemos partilhar experiências, divulgá-las e opinar sobre o que poderá fazer no nosso país, como restauração, lazer entre outras coisas.

Tesouros do Nosso País

Temos o gosto de muitos dos nossos conterrâneos e por isso resolvemos partilhar experiências, divulgá-las e opinar sobre o que poderá fazer no nosso país, como restauração, lazer entre outras coisas.

#TabuleirosTomar

05.02.19 | DM&FS

É uma festa do povo e com uma beleza muito especial traduzida com muitas flores de papel.

Vem já do tempo da Rainha Santa Isabel ( protagonista do famoso milagre das rosas) em que o povo homenageia o Espírito Santo. 

DSC_7391ared.jpg

Mas vamos conhecer melhor o que é isto de tabuleiros ou festa das flores! Os preparativos começam muito antes da sua realização, pelo que soube todo começa com uma reunião convocada pelo (a) Presidente da Câmara, onde se convida a população e se decide se haverá festa ou não e depois logo de seguida é necessário escolher a pessoa que vai orientar todos os trabalhos a serem feitos. Essa pessoa é o Mordomo.

A novidade da da realização da festa é dado com 3 foguetes lançados no fim da reunião.

Durante os meses seguintes começa o trabalho árduo de fazer flores de papel( cada freguesia uma flor especifica e cor também) uma arte! Essas flores vão servir para enfeitar os tabuleiros e as ruas da cidade durante as festas.Os latoeiros( pessoas que trabalham a lata) preparam e fazem as coroas para o topo dos mais de 600 tabuleiros que desfilam e não só! As portas das lojas de costura começam se aceitar encomendas para os fatos específicos, a raparigas todas de branco saia e blusa, os sapatos esses são de pele (carneiro) e para completar uma faixa colorida ao peito da cor da freguesia, o rapaz por sua vez, umas calças pretas, camisa branca , sapatos e barrete e a faixa em preto com uma gravata da cor da faixa da companheira, para o desfile a cidade começa a entrar num espírito de união incrível para que tudo corra na .

O objecto principal e o rei da festa é os tabuleiros, dai o nome da própria festa, são mais de 600, devem ter a altura da pessoa que o leva, construido sobre um cesto com 30 pães espetados em 5 ou 6 canas dependa da construção do próprio. é completado com flores de papel e termina com uma coroa de metal no topo que por norma tem uma pomba ou a famosa cruz de Cristo.

No desfile os rapazes tem como função ajudar a rapariga a colocar o cesto na cabeça, a poisa-lo, e no ajudar no equilíbrio do próprio.

Nessa altura as rua já estaram ornamentadas,  com centenas de flores que compõem as grinaldas e levaram meses a fio e muitas horas a mexer em papel.

É uma festa a não perder ! por agora fica só estas curiosidades mas ainda haverá mais a revelar, num próximo post

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Guia Alfacinha - www.wook.pt

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.