Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tesouros do Nosso País

Temos o gosto de muitos dos nossos conterrâneos e por isso resolvemos partilhar experiências, divulgá-las e opinar sobre o que poderá fazer no nosso país, como restauração, lazer entre outras coisas.

Tesouros do Nosso País

Temos o gosto de muitos dos nossos conterrâneos e por isso resolvemos partilhar experiências, divulgá-las e opinar sobre o que poderá fazer no nosso país, como restauração, lazer entre outras coisas.

#ossos

17.01.19 | DM&FS

Local com 18,73m de comprimento, composta por 3 naves e 11m de largura, com apenas 3 pequenas janelas para entrar luz, a Capela dos Ossos, em Évora, é um verdadeiro monumento e o mais conhecido naquela cidade. 

th (7).jpg

 

Construída no século XVII, com a função de transmitir uma mensagem de passagem da vida, tal como podemos ler a famosa inscrição, em tom de aviso, à entrada "Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos".

Na altura, esta ideia surgiu por iniciativa de 3 monges franciscanos que de 42 cemitérios monásticos, decidiram assim, retirar os esqueletos para a construção e decoração da capela, e utilizar esses locais estratégicos para outros fins.

Este primitivo dormitório fradesco, conta com mais ou menos, 5000 ossos de vários tipos, ligados com cimento pardo a decorar todo o seu interior e cima a baixo.

Dedicada ao Senhor dos Paços, conhecido na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, representa pela expressividade, o sofrimento de Cristo no caminho do calvário.

Junto à capela, nasceram já recentemente, o museu de arte sacra e outro de exposições temporárias que pela nossa experiência, vale a pena visitar.

É um local que, pessoalmente, me traz um sentimento de respeito pela vida e uma sensação espiritual que é indiscritível.

Ainda podemos encontrar, pelo que reparei, dois esqueletos inteiros, um deles de uma criança.

Apesar de tudo ser alegórico à morte e ao entrar, depararmo-nos com filas de caveiras, faz-nos pensar na vida.

th (8).jpg

 

Recomendo a visita, nem que seja simplesmente para ver a imponência de um espaço em que nos sentimos tão diminutos.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Guia Alfacinha - www.wook.pt

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.